“O objetivo é estimular o desenvolvimento sustentável no turismo. Teremos critérios bem definidos de execução, como gestão de resíduos, uso de energia eficiente e água de reuso. O selo é mais um atrativo na hora de promover o estado do Rio como destino turístico, tanto no mercado doméstico quanto no internacional”, afirma o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, que, como deputado estadual, é o autor do projeto de lei que viabiliza a criação do “Selo de Turismo Sustentável” .
O “Selo do Turismo Sustentável” será mais do que um mero símbolo. Ele servirá como um embrião para uma série de iniciativas destinadas a incentivar práticas ambientalmente responsáveis e socialmente inclusivas em eventos, estabelecimentos e destinos turísticos.
Mulher + Segura
O “Selo de Turismo Sustentável” representa uma nova fase do turismo fluminense, marcando o início de uma jornada rumo a um futuro mais responsável e consciente. Em consonância com “Selo Mulher + Segura” este selo irá, por exemplo, estimular a criação de ambientes mais seguros para as mulheres em qualquer evento, promovendo assim a igualdade de gênero e a segurança em todos os aspectos do turismo.
O “Selo Mulher + Segura” tem por finalidade incentivar e reconhecer as iniciativas de instituições do setor público e privado que promovem a segurança e o empoderamento das mulheres em eventos culturais, turísticos, artísticos, e também bares, restaurantes e casas de shows, através da implementação de critérios específicos.
