WhatsApp Image 2026 02 04 at 15.55.10
NotíciasAções Realizadas

Diretoria do HotéisRIO debate segurança e eventos

O HotéisRIO realizou nesta terça-feira, dia 3, sua primeira reunião de diretoria em 2026, no JW Marriott Hotel Rio de Janeiro. Na pauta, a agenda de eventos na cidade do Rio, sistemas de tecnologia para incrementar a segurança dos hotéis, entre outros.

O encontro foi liderado pelo vice-presidente do HotéisRIO e presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, que ressaltou a importância da segurança nas operações hoteleiras. “Essa é um tema recorrente, até porque é uma área que exige atenção constante. Precisamos de todas as ferramentas disponíveis”, disse, referindo-se à primeira apresentação do encontro, o SPH (Serviço de Proteção à Hotelaria).

O serviço foi apresentado pelo especialista em segurança Eduardo Freitas, que explicou como o sistema, desenvolvido com apoio de uma empresa norte-americana, consegue fazer um rastreamento da ficha dos hóspedes antes mesmo que eles entrem no hotel. “Utilizamos a tecnologia para obter informações sobre cada um que chega ao empreendimento. Buscamos em bases de dados abertas, em mídias sociais, mas também temos convênio com as forças de segurança, o que nos permite fazer uma análise de risco de cada hospedagem. Além disso, fazemos uma análise do perfil comportamental de cada hóspede, de forma que é possível saber quem vai se hospedar, o que permite tomar ações preventivas, prevenindo prejuízos operacionais, financeiros e reputacionais”.

Theresa Jansen, superintendente do HotéisRIO, lembrou que o sistema foi desenvolvido a pedido da entidade. “Esse é uma versão avançada do Projeto Hospedagem Segura, customizada para as necessidades de nossos associados”.  

Em seguida, José Domingo Bouzon abordou uma apresentação do grupo GL, responsável pela administração, no Rio de Janeiro, do Riocentro, da Farmasi Arena e do Lagune Barra Hotel. A previsão, para o centro de convenções, é de aumento dos eventos – até 2027, o Riocentro deve receber oito congressos internacionais inéditos. Isso atrairá 48 mil participantes, sendo 55% estrangeiros, e injetará US$ 79 milhões na economia carioca. “Esse é um dado para levarmos em conta em nossos planejamentos. É importante entendermos a política deles de captação de eventos”, disse Bouzon. “O público que frequentará essas feiras e convenções certamente buscará hospedagem além da região da Barra”.

Na ocasião também foram apresentados os serviços de saúde da Med-Rio, empresa especializada em check-up médico. A diretora de Relações Institucionais e Hotelaria da empresa, Silvia Ururahy, lembrou que o Rio de Janeiro já se consolidou como um destino de turismo médico e comemorou o convênio que será assinado com o HotéisRIO.

A reunião também foi palco para a apresentação da Adoro Frozen Drinks, empresa de Niterói que atua na área de bebidas, representada pelo gerente comercial Pedro Cerbino e pela executiva Vitoria Sahione. “Nossos drinques são feitos com frutas de verdade, selecionadas para garantir o melhor sabor. Já estamos presentes em diversos eventos e festivais, como os desfiles da Sapucaí e os show do Rock the Mountain. Agora queremos levar nossos sabores para os hóspedes de vocês”.

Já os representantes da Finefoods, concessionária do parque do Cantagalo na Lagoa, falaram sobre o Baixo Lagoa, espaço criado pela empresa com quiosques de alta gastronomia e espaços de lazer. A relações públicas do empreendimento, Melissa Januzzi, contou que o local reúne ainda aulas de ginástica, yoga e meditação, além de contar com uma área verde privilegiada, à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, cartão postal da cidade. “Gostaríamos de oferecer esse espaço de bem-estar aos hóspedes dos hotéis. Estamos à disposição para criar cardápios customizados, experiências personalizadas e eventos”.

Leia também: