Imagem do WhatsApp de 2025 10 09 as 13.02.43 cab1a2d3
Ações Realizadas

Reunião de diretoria aborda FNRH Digital e diária 24h e teve participação do presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares

O HotéisRIO organizou nesta quinta-feira, dia 9, sua reunião de diretoria. O encontro, realizado no Arena Ipanema Hotel, teve entre os temas a nova ficha nacional de registro de hóspedes, diária 24h e plataformas de vendas de hospedagens. 

A reunião teve a participação de Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, que trouxe um panorama das conquistas do setor durante suas quatro gestões à frente da entidade, ressaltando a importância da atuação em Brasília. “Somos um setor que reúne 30 mil hotéis e gera 4 milhões de postos de trabalho. Temos que ser ouvidos pelas autoridades do país”, argumentou. Um dos exemplos foi a inclusão da hotelaria no PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), criado para amenizar os efeitos da pandemia de Covid-19. “Originalmente nós não entraríamos no programa. Mas defendemos o setor com muita determinação e ele foi essencial para a sobrevivência de milhares de hotéis”. Linhares, que deixa o comando da entidade no final deste ano, citou ainda a Reforma Tributária a questão das plataformas de vendas de hospedagens como exemplos da atuação da entidade na capital federal. Manoelzinho recebeu o carinho e o reconhecimento dos diretores, que agradeceram por todo o trabalho realizado à frente da ABIH Nacional ao longo desses anos. Segundo ele, é de grande importância que a hotelaria tenha um deputado federal dedicado aos assuntos do setor, pois isso é fundamental para o seu crescimento.

Na ocasião, a diretora de estratégia e gestão da LifeCard, Danielle Gerhardt, fez uma apresentação sobre como a empresa pode auxiliar os hotéis a estarem em conformidade com as novas exigências da NR1, que determinam que as empresas criem programas de gerenciamento de riscos também para questões psicossociais.

O vice-presidente do HotéisRIO, José Domingo Bouzon, ressaltou a importância de que os hotéis se preparem para adotar o novo modelo da FNRH Digital (Ficha Nacional de Registro de Hóspedes), estabelecida pelo Ministério do Turismo. “Graças a essa ficha será possível conhecer melhor os hóspedes e formular políticas públicas customizadas. Vai também incrementar a segurança e estimular que os clientes adotem a prática de antecipar o check in, como na aviação”. Bouzon disse que ajustes técnicos estão sendo realizados e que haverá um treinamento para as equipes dos hotéis do Estado do Rio de Janeiro. Ele também abordou a questão da diária de 24 horas e que os hotéis terão até três horas por dia para fazer a higienização das unidades. Todos os assuntos foram encaminhados via Comunicado Interno – CI da entidade aos hotéis associados.

Dr. Fernando Freeland, da RAFE Adv, assessoria jurídica HotéisRIO, fez uma atualização de como este assunto vem tramitando na Câmara dos vereadores em relação às plataformas de vendas de hospedagens. “Depois que o STJ considerou que as plataformas prestam serviços de hospedagens atípicos, cabe ao poder público avaliar a melhor forma de tributá-los.”

Leia também: