As informações foram apresentadas em primeira mão durante o IV Fórum de Soluções do Porto Maravilha — Foto: Divulgação
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AquaRio anuncia parceria inédita com a Globo: ‘queremos nos posicionar como um complexo turístico’

Grupo Cataratas, responsável pela gestão do AquaRio, anda comemorando os bons resultados do aquário, que se consolida como um dos principais atrativos turísticos pagos do Rio. Inaugurado em 2016 como um dos legados olímpicos na Região Portuária, o equipamento já é o terceiro ponto turístico mais visitado da cidade, ficando atrás apenas do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar.

De acordo com dados apresentados em primeira mão durante o IV Fórum de Soluções do Porto Maravilha, a visitação ao AquaRio cresceu mais de 10% nos últimos cinco meses em relação ao mesmo período do ano passado. O impulso veio principalmente da chegada recorde de turistas internacionais ao estado em 2025 — movimento que vem superando todas as marcas anteriores. Hoje, cerca de 40% do público do aquário é estrangeiro.

Camila Martins, diretora de marketing do Grupo Cataratas, destacou que o público do AquaRio é considerado “qualificado”, termo que se refere à disposição de gastar mais durante a visita. O ingresso, atualmente a R$ 160, é o segundo mais caro entre os atrativos turísticos do Rio, atrás apenas do bondinho do Pão de Açúcar. Ainda assim, a administração mantém a confiança na estratégia de preço. “É um público que vem com o intuito de gastar”, resumiu.

Para atender melhor a esse perfil e segurar o visitante por mais tempo na área, o AquaRio tem ampliado sua oferta com o lançamento de atrações internas, os chamados second gates. Já estão funcionando dentro do complexo um museu de cera e uma instalação chamada “Mar de Espelhos”, com foco em experiências sensoriais e ambientes instagramáveis. A lógica é manter o turista mais tempo no espaço e, consequentemente, aumentar o consumo no local. A ideia é posicionar o espaço como um complexo turístico.

Agora, o grupo prepara o lançamento de mais uma atração, desta vez em parceria com a TV Globo. O nome e os detalhes ainda não foram divulgados, mas a expectativa é que o novo espaço traga grande visibilidade, tanto para o aquário quanto para a Região Portuária como um todo. “O que falta hoje não são atrativos. O que falta é segurança, mobilidade, desenvolvimento comercial, cafés, lojas e opções gastronômicas que conectem o percurso entre o AquaRio e o Museu do Amanhã”, disse Camila. Ela relembrou as ativações que ocorriam na região durante os Jogos Olímpicos, mas que foram descontinuadas com o tempo. “Precisamos manter o turista que vai se deslocar até aqui. Não temos atrativos entre esses dois pontos. A criação desses equipamentos dentro do aquário vem pra suprir essa necessidade”.

A executiva também chamou atenção para o potencial da região como um todo. “Quando você vai ver o Porto Madeiro, em Buenos Aires, ou o Brooklyn, em Nova York, eles não têm uma identidade tão rica quanto a nossa aqui do Porto. A história daqui é rentável lá fora. Isso vende”, afirmou.

Créditos: Diario do Rio

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