O Rio de Janeiro está próximo de adotar o sistema Tax Free, que permitirá o reembolso de impostos a turistas estrangeiros em compras realizadas no estado. A iniciativa, comum em destinos internacionais, visa estimular o consumo e tornar o Rio mais competitivo no cenário global.
O tema foi debatido durante o 7º Rio de Negócios, realizado na última quinta-feira (24), no Hotel Grand Hyatt, na Barra da Tijuca. O painel reuniu representantes do setor público e privado, incluindo o consultor da presidência da Fecomércio RJ, Otávio Leite, que atualizou o andamento da regulamentação do sistema.
“As secretarias de Estado de Turismo e de Fazenda estão nos momentos finais da regulamentação e, em breve, será publicado o edital de licitação internacional para definição do operador. Estamos muito próximos da implantação do sistema no Rio de Janeiro. Uma vez implantado, será possível incorporar essa novidade nas estratégias de marketing de promoção do destino, com potencial para ampliar os gastos dos turistas”, afirmou Leite.
Além da Fecomércio, participaram do debate nomes como Rodrigo Lovatti (Shopping Leblon), Verónica Pilar Pardo Lagos (Subsecretaria de Turismo do Chile), Álvaro Riz de Barros (Ibmec) e Roberto Gevaerd (Embratur). O painel abordou também o impacto econômico da medida e a expectativa de reposicionar o Rio como destino competitivo na América Latina.
A previsão é que o sistema esteja disponível nos próximos meses. Com isso, turistas estrangeiros poderão solicitar o reembolso do ICMS em produtos adquiridos no comércio local, o que tende a impulsionar vendas, atrair mais visitantes e fortalecer o turismo de compras.
Creditos: Turis News