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Fórum Comercial debate Carnaval e eventos internacionais em 2025

Os planos da prefeitura para o Carnaval e a programação de eventos internacionais deste ano foram alguns dos temas debatidos na terça-feira, dia 4, na primeira edição do Fórum Comercial do HotéisRIO em 2025. O evento, realizado no Rio Othon Palace, em Copacabana, teve como convidados representantes da Riotur e da área de relações internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro e da casa de espetáculos Blue Note Rio.

A diretora de marketing da Riotur, Renata Paes Leme, ressaltou que essa conexão direta entre poder público e rede hoteleira é muito importante para impulsionar as vendas do destino. “Essa parceria é essencial para planejarmos ações que se complementem”, disse. Paes Leme apresentou os planos da entidade para o Carnaval. “São esperados 6 milhões de turistas, que devem movimentar R$ 5 bilhões em apenas um mês. Haverá desfile de 482 blocos – destes, nove são megablocos, que arrastam mais de 100 mil foliões. Todo esse pessoal terá à disposição 34 mil banheiros químicos, quatro postos médicos e quatro postos pré-hospitalares. E contarão com a vigilância de 3,8 mil câmeras e cinco drones. O turismo é um dos principais pilares de nossa economia. É a nossa identidade. Nessa gestão queremos fortalecer a relação com a hotelaria”.

Presente ao evento, Bernardo Rubião, subprefeito da Zona Sul, se colocou à disposição da hotelaria. “O setor de vocês é extremamente relevante e de grande interesse para a prefeitura, sobretudo na Zona Sul, onde recebemos a maior parte dos turistas. Temos o desafio de oferecer soluções de excelência a para vocês. Não hesitem em nos procurar”, disse.

Pedro Vormittag, coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, abordou os eventos que o Rio de Janeiro deve receber ao longo do primeiro semestre deste ano. Segundo ele, nos últimos anos a cidade recuperou a vocação de capital internacional do Brasil. “Temos uma lista de eventos internacionais que devem acontecer no Rio este ano – da Assembleia Geral da União das Cidades de Língua Portuguesa à cúpula da rede global de prefeitos C40. A cúpula dos BRICs ainda não está confirmada mas, caso aconteça aqui, trará uma série de eventos preparatórios. O G20 foi uma ótima experiência para a cidade, pois o bom atendimento de hotéis e a organização da prefeitura gerou uma boa impressão junto à comunidade internacional, que passou a ver o Rio como uma opção de sede para eventos internacionais”.

O presidente do Fórum Comercial, José Domingo Bouzon, afirmou que os eventos internacionais são importantes não somente pelos turistas que trazem, mas pelos benefícios que trazem para a imagem da cidade. “Mostra que somos capazes de receber com alta qualidade de atendimento visitantes exigentes, como diplomatas e autoridades de estado. Assim nos mantemos em evidência no cenário internacional”.

O evento terminou com a apresentação do Blue Note Rio, feito pelo seu diretor, Luiz Calainho. Segundo ele, uma das vocações da cidade do Rio de Janeiro é o entretenimento e que a música é um ativo muito poderoso. “Queremos oferecer um ambiente intimista, no qual o público fique perto do artista e possa usufruir de uma experiência diferenciada, como se a pessoa estivesse na sala de sua casa, o que chamamos de blue experience. No ano passado recebemos 176 mil pessoas em 270 shows. Deste público, 35% são turistas. Por isso, somos parceiros da hotelaria”.

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