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Seminário Rio+Turismo reúne 200 pessoas para discutir avanços do setor

O secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, participou, no dia 12, do Seminário Rio+Turismo, promovido pelo jornal O Globo, Valor Econômico e Revista Época em parceria com a Setur RJ. O evento aconteceu no auditório do Globo, no Centro do Rio, e reuniu autoridades, empresários, agentes de viagens e representantes do trade.

Na abertura do evento, o secretário Otavio Leite destacou a “conectividade” como ponto de partida da sua apresentação, ressaltando a realidade encontrada em 2018 e o comparativo das ações em 2019, fato que identificou a vinda de estrangeiros como um forte potencial a ser explorado. Para isso, segundo o secretário, o governo iniciou uma forte articulação com o setor aéreo para o aumento da frequência de voos e ainda o stopover e citou algumas empresas que já realizam parcerias com a Setur-RJ como a Ibéria, a Norwegian e a Flybondi, além dos voos sazonais da Delta e American Airlines para Nova York, no período de alta temporada.

“Eu tentarei fazer uma contextualização do retrato do turismo no Rio de Janeiro. Aliás, ao longo dos últimos 20, 30 anos, não vi o turismo no status de protagonista para valer. Nós estamos agora começando a ocupar essa dimensão maior que merece o segmento e sendo nós do Rio de Janeiro é mais do que um desejo, é uma obrigação”, ressaltou Otavio Leite, durante a sua fala.

Fortalecendo a política de atração de voos, o secretário ressaltou medidas como a redução do ICMS sobre o querosene da aviação (QAV) de 12% para 7%. A ação potencializa a política de atração para o Rio de Janeiro. Outras iniciativas foram destacadas como o aumento da participação do Rio de Janeiro em feiras, eventos e exposições nacionais e internacionais para a divulgação do estado e o lançamento do Mapa do Turismo do Estado na Rodoviária Novo Rio. A plataforma apresenta as regiões e as cidades como potenciais destinos turísticos no maior terminal rodoviário da América Latina em movimentação de passageiros: 1 milhão de passageiros/mês. A rodoviária é responsável por 20% do movimento turístico do estado.

Na abertura do Seminário, o Governador Wilson Witzel destacou a contratação de representantes turísticos para divulgar o estado do Rio no exterior.

“Falta informação do Brasil lá fora. Portugal possui 27 representações operando fora do país. Queremos que as representações do Rio de Janeiro captem turistas e novos negócios. Nós investimos este ano R$ 20 milhões, mas é pouco. Está autorizado para o ano que vem R$40 milhões e se precisar vamos chegar a R$ 100 milhões”, afirmou o Governador.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, vai realizar uma concorrência pública para a contratação de pessoas jurídicas, que serão representantes turísticos do Estado do Rio de Janeiro no exterior.  A ação tem o objetivo de ampliar e diversificar os produtos turísticos fluminenses no mercado internacional para ampliar o fluxo de turistas estrangeiros e promover negócios.

Estes representantes vão fazer atendimentos junto ao trade turístico e realizarão treinamentos de operadores para que novas atrações turísticas do estado do Rio sejam incluídas nos roteiros de viagem.

“Não são escritórios formais. Vamos fazer uma concorrência pública e aquelas pessoas ou empresas que tem expertise e conhecem os mercados no exterior e tem conectividade com o setor poderão participar. Vai funcionar como se fosse um home office. Temos certeza de que ao lado de outras iniciativas poderemos alcançar resultados importantes”, afirmou Otavio Leite.

(Crédito: Setur-RJ)

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