Em sua 19ª edição, a premiação Corintho Falcão se dedica a reconhecer ações sociais e homenageia o banqueiro, agente de viagens, empresário, advogado, usineiro e hoteleiro.
O primeiro lugar ficou com o Rio Othon Palace e o Hotel Fazenda Vilarejo conquistou a segunda colocação.
Conheça os cases premiados:
Por uma sociedade mais justa – O projeto “Diamante na cozinha”, do Rio Othon Palace, vencedor da categoria Ação Social, utiliza a gastronomia como uma poderosa ferramenta de transformação social e profissional, alinhando-se perfeitamente aos valores de responsabilidade social corporativa do grupo Othon.
Tudo começou com o chef João Diamante, ganhador de vários prêmios internacionais, um jovem preto do Complexo do Andaraí que, após passar por diversos projetos sociais e atingir sucesso profissional, decidiu contribuir com as comunidades locais utilizando a gastronomia como ferramenta de inclusão social e profissional. A iniciativa nasceu em 2016 e já impactou mais de três mil pessoas, contribuindo com a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho.
O objetivo principal do projeto é abranger diversas áreas, incluindo cozinha, confeitaria, panificação, hospitalidade, bartender e empreendedorismo, enfatizando a qualidade e proporcionando oportunidades tanto na modalidade EAD quanto no formato presencial.
O curso é dividido em três módulos distintos. No primeiro módulo introdutório básico, os alunos são introduzidos à história e aspectos antropológicos da gastronomia, além de aprenderem sobre as práticas de higiene e técnicas fundamentais para preparações culinárias futuras. No segundo, o foco está no desenvolvimento das habilidades práticas essenciais, abrangendo desde o manuseio de ingredientes até a preparação de pratos variados como cortes de carne, molhos, massas e confeitaria. Por fim, no módulo de negócios, os alunos são capacitados com conhecimentos gerenciais e empresariais, aprendendo sobre gestão de custos, estratégias de marketing, vendas e gestão de equipe, preparando-os para iniciar e gerenciar seus próprios negócios gastronômicos.
A partir de 2024 o Rio Othon Palace entrou como patrocinador, gerando aos participantes uma vivência real na cozinha. As aulas duram três semanas e meia e os alunos têm direito a alimentação, uniforme e transporte. Os insumos e equipamentos necessários para a realização do curso também são cedidos pelo hotel. “No final há um coquetel de formatura e um jantar beneficente”.
Para a turma de hospitalidade haviam 30 vagas e 512 inscritos, recorde de inscritos desde a criação do projeto. Foram chamados 35 alunos e 33 se formaram.
“Um projeto alcança bons resultados quando está associado à cultura da empresa”, explica Jorge Chaves, diretor-comercial do hotel e responsável pelo projeto. ““O hotel está instalado em uma das áreas mais nobres do Rio. Precisamos fazer com que a hotelaria seja peça fundamental do resgate dessas pessoas, oferecendo oportunidades que são capazes de transformar suas vidas”.
Responsabilidade social como prioridade – O projeto social do Hotel Fazenda Vilarejo, em segundo lugar na categoria, engloba duas iniciativas que vão das necessidades básicas de moradia ao desejo por cultura. São dosi projetos – “A gente acredita. A gente reforma”, que proporciona melhor qualidade de vida aos colaboradores do hotel por meio da reforma de suas residências, e o “Harmônicos de Conservatória”, que oferece educação cultural e artística a crianças em situação de vulnerabilidade social.
No primeiro projeto, as reformas incluem a solução de problemas estruturais, como infiltrações, de banheiros e cozinhas e, em alguns casos, reconstrução total. “A ideia é dar dignidade a quem trabalha conosco. Afinal, as pessoas só entregam o que recebem”, diz João Mello, diretor de hotelaria do Grupo Vilarejo.
Em 2024, o projeto reformou 22 casas, com um investimento médio de R$ 23 mil, totalizando R$ 506 mil.
O “Harmônicos de Conservatória” é uma iniciativa do Centro Cultural Juliana Maia (CCJM) que conta com o apoio do Grupo Vilarejo e busca proporcionar educação cultural e artística a crianças da cidade, com o foco de melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social. Como resultado, foi criada a “Orquestra Harmônicos de Conservatória”, que realiza apresentações em shows e eventos. Atualmente, mais de 300 crianças são beneficiadas, não apenas com aulas de música, mas também com capoeira e balé.