Representantes da Associação Brasileira de Locação por Temporada estiveram no gabinete do vereador Salvino Oliveira (PSD), nesta quarta-feira (19). Eles queriam questionar pontos do projeto que regulamenta o aluguel de imóveis por plataformas digitais, como o Airbnb.
E saíram com duas vitórias.
Salvino se comprometeu a retirar do projeto a proibição total da locação temporária na orla da Zona Sul carioca e a exigência de regularidade fiscal com a prefeitura. Outros pontos serão debatidos e a associação fará uma proposta de alterações a serem apreciadas pelo parlamentar.
Segurança e pagamento de impostos não caem do projeto do Airbnb
Ele já avisou, porém, que não abre mão de alguns pontos considerados prioritários: cadastro de todos que forem se hospedar na unidade, pagamento de tributo (ISS) pelas plataformas na cidade do Rio e licenciamento ou cadastro dos proprietários na Prefeitura.
Depois de ouvir todos os setores envolvidos, Salvino fechará, na sexta-feira, uma versão final do projeto. Na própria sexta é a vez do Airbnb se reunir com o vereador. A partir daí, começam as audiências da Comissão Especial criada para tratar do assunto.
Creditos: Tempo Real RJ