Ao contrário do que muitos possam imaginar, o Rio de Janeiro não integra a lista de cidades mais violentas do Brasil. A capital fluminense ficou fora do ranking que conta com 20 cidades, segundo o novo Anuário da Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24/07) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados são referentes aos números do ano passado e as taxas de violência são calculadas a cada 100 mil habitantes.
Diferente de 2023, quando Itaguaí, na Região Metropolitana, ocupava a 16ª posição, nenhum município fluminense aparece no ranking das localidades com maior número de crimes violentos. A lista é dominada por cidades do Nordeste, sobretudo em áreas da Bahia e do Ceará.
Assim como diversas regiões do estado do Rio de Janeiro, as cidades mais violentas do país sofrem com disputas de facções pelo controle do tráfico de drogas, conforme apuração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Advertisement
Cinco cidades baianas estão no ranking das 10 mais violentas de todo Brasil
A cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, é a segunda mais violenta do Brasil, atrás de Maranguape, no Ceará. Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, também integra o ranking, acompanhada de Juazeiro, Simões Filho e Camaçari.
Quando considerados os dados de proporcionalidade habitacional, o estado da Bahia aparece como segundo mais violento do país, atrás apenas do Amapá.
Apesar da Bahia ocupar cinco das 10 posições do ranking, houve uma diminuição de 8,4% no número de mortes violentas no estado. No relatório de 2023, seis cidades baianas estavam entre as 10 mais violentas do país.
Mas o primeiro lugar ficou com o município cearense de Maranguape, que registrou a maior taxa de homicídios do Brasil em 2024.
Entre 2022 e 2023, Maranguape registrou um aumento de 87% na taxa de mortes violentas intencionais, alcançando 74,2 casos por 100 mil habitantes.

RJ no mapa da violência
Apesar do aparente avanço na segurança pública, o estado do Rio não passou ileso em outra lista, a de pessoas que perderam a vida em operações da polícia.
Em 2024, o município de Japeri, na Baixada Fluminense, marcou presença no ranking das 10 cidades com mais mortes por intervenção policial. A lista leva em conta apenas cidades do Brasil com 100 mil habitantes ou mais.

Confira o ranking dos estados com maiores taxas de mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes:
- Amapá: 45,1
- Bahia: 40,6
- Ceará: 37,5
- Pernambuco: 36,2
- Alagoas: 35,4
- Maranhão: 30,4
- Mato Grosso: 29,8
- Pará: 29,5
- Amazonas: 27,4
- Rondônia: 26,1
Em 2024, o Brasil registrou 44.127 mortes violentas intencionais, uma redução de 5,4% em relação ao ano anterior. Com isso, o País ficou com uma taxa média de 20,8 mortes a cada 100 mil habitantes – a menor taxa desde 2012, conforme o Anuário de Segurança Pública.
Creditos: Diario do Rio