Presidente da Embratur se reúne com trade carioca.
No dia 30, empresários do setor de turismo do Rio de Janeiro se encontraram com o novo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, em reunião promovida pelo Conselho Empresarial de Turismo da ACRJ. Freixo escolheu o Rio para ter sua primeira reunião com o trade pela importância da cidade e do estado na recuperação e no incremento do turismo.
“Recuperar o Rio de Janeiro é recuperar o Brasil, como diz o presidente Lula. É fundamental, um desafio enorme. Estamos trazendo profissionais técnicos, reconhecidos pelo mercado e com ampla experiência no país e no exterior. Nossa gestão será focada na eficiência, transparência e parceria com o setor privado” ressaltou Freixo. O presidente da Embratur aproveitou para anunciar que vai defender a abertura, até o fim do ano, de um escritório da empresa no Rio de forma a manter uma parceria permanente com o estado.
Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO e do Conselho da ACRJ, apresentou uma pauta sobre questões importantes para o setor no Rio. “A hospedagem via Airbnb, por exemplo, é uma concorrência desleal porque não paga imposto e não dá segurança para o hóspede”, explicou. Ele abordou também outros pontos, como a atualização da Ficha Nacional de Registro de Hóspede e a contratação de uma empresa de mídias digitais para promover o turismo, inclusive, no exterior.
Ele destacou ainda que é muito positivo para o Rio de Janeiro ter mais um representante fluminense em pastas importantes para o segmento, como a recém-escolhida ministra do Turismo. “O Rio de Janeiro tem um protagonismo inquestionável no turismo nacional, sendo a porta de entrada do visitante estrangeiro e um dos destinos mais completos do país, com a rede hoteleira entre as mais modernas da América Latina. Há tempos pleiteávamos maior presença da Embratur no trade fluminense, então agora podemos comemorar que as duas pastas mais estratégicas para o turismo recebem titulares que conhecem e valorizam nosso destino e poderão dar devido andamento à demanda urgente de promoção”.
Marcelo Freixo também defendeu a isenção de vistos para cidadãos dos EUA, Canadá, Japão e Austrália. Para ele, é uma questão técnica e que ajuda a desenvolver o turismo internacional no Brasil.
Ele anunciou que está contratando professores da USP para integrar a equipe da Embratur para a elaboração de um diagnóstico de quem são os turistas no país. E ainda destacou que a empresa será uma aliada do Rio para recuperar o Galeão. Disse ainda que é a favor da criação de uma loteria com retorno para o turismo e que há estudos para atualização da marca brasileira no exterior.
O secretário de Estado de Turismo do Estado do RJ, Gustavo Tutuca, destacou a importância de um carioca estar à frente da Embratur. E ressaltou a necessidade de “maior integração das ações do Brasil em eventos no exterior” para otimizar os recursos.
A nova secretária de Turismo do Município do Rio, Daniela Maia, também esteve presente ao evento da ACRJ, que reuniu ainda autoridades e empresários do segmento. Na ocasião, ela adiantou que “a Secretaria vai criar roteiros de viagens, com base nas experiências da Nova Zelândia e Islândia”, que têm obtido sucesso com retorno em investimentos para a área. “Exemplos desses países que investiram muito e hoje são potências turísticas mundiais “, comentou.