Boletim Informativo

Diretoria debate tarifas de água

O impacto da alteração tarifária dos hotéis junto às concessionárias Águas do Rio e Iguá foi o principal ponto debatido na reunião de diretoria do HotéisRIO, realizada no dia 24 de janeiro, no Windsor Barra Hotel. A mudança deve provocar aumentos significativos nas despesas dos empreendimentos hoteleiros com abastecimento de água.

Na ocasião foram avaliadas alternativas frente aos altos valores cobrados pelo abastecimento de água. Há hotéis da Zona Sul cuja conta ultrapassa os R$ 500 mil por mês – chega a ser mais cara do que a de energia. O problema é preço do metro cúbico, que também afeta lojas, shoppings e residências. O aumento de outubro de 2021 até novembro de 2024 em alguns casos chegou a mais de 40%. Além disso, a inflação acumulada nesse período ficou em torno de 15%, ou seja, o valor está crescendo muito acima da inflação.

O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, explicou que nos últimos dois anos os hotéis vêm pagando uma tarifa mista, sendo 50% residencial e 50% comercial. “Desde outubro de 2022 havia um movimento, por parte das concessionárias, para cobrar a tarifa 100% comercial. Graças a muita articulação nossa, argumentando que os hotéis são residências multifamiliares transitórias, conseguimos manter a cobrança em 50% residencial e 50% comercial até o final de 2024. Agora vamos entrar em contato com outras entidades para verificar medidas”.

Leia também: