O HotéisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro) e a ACIR (Associação Comercial e Industrial da Região do Recreio e Vargens) realizam em maio a vigésima segunda edição do seu tradicional Fórum de Meio Ambiente das regiões da Barra da Tijuca, Recreio e Vargens.
O evento acontecerá no Hotel e-Suítes anexo ao Recreio Shopping localizado na Avenida das Américas, nº 19.021 no Recreio dos Bandeirantes, no dia 14 de maio de 2025 das 09h30 às 13h
Neste ano, o Fórum trará como eixo principal os impactos do crescimento desordenado nas regiões do Recreio e das Vargens, com foco nas construções irregulares e suas consequências sociais, ambientais e econômicas e no avanço do saneamento básico da região.
O encontro será dividido em dois painéis temáticos que abordarão desde a ocupação desordenada, os impactos ecológicos, até os efeitos da presença do tráfico de drogas nas comunidades formadas de forma irregular.
Um dos destaques do evento será o segundo painel, que trará uma análise detalhada sobre a evolução das ações realizadas pela concessionária Iguá referente aos avanços nas obras de saneamento em especial a rede de esgoto durante o ano de 2024, além das metas previstas para 2025.
A apresentação será pautada no cronograma originalmente divulgado à sociedade civil quando a empresa assumiu a concessão, destacando avanços no fornecimento de água potável e na implantação de redes de esgoto nas áreas ainda não assistidas.
A proposta é informar e envolver a população local no acompanhamento dessas ações que são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida e para a preservação ambiental nas regiões do Recreio e das Vargens.
Para Alfredo Lopes, presidente de Hotéis RIO e da Acir, entidades realizadoras do encontro, o fórum é um espaço essencial de debate do desenvolvimento da região. “A participação ativa da sociedade civil é essencial para garantir o acompanhamento dessas ações e enriquecer os debates, fortalecendo o diálogo entre moradores, poder público e iniciativa privada. O Fórum reforça o compromisso da ACIR, há mais de 21 anos, com o desenvolvimento sustentável e com a representação dos interesses da comunidade local, contribuindo para identificar soluções e propostas concretas para enfrentar os desafios impostos pelas construções irregulares e pela falta de infraestrutura na região do Recreio e das Vargens, e em relação a questões de impacto ambiental”.
Créditos: