3 Primeiro semestre Foto Cred Silla Cadengue
Boletim Informativo

Primeiro semestre de agenda cheia

O primeiro semestre de 2024 promete ser de agenda cheia no Rio de Janeiro. Convenções de negócios, congressos médicos e eventos esportivos são alguns dos eventos que trarão milhares de turistas para o parque hoteleiro mais moderno do Brasil.

Os eventos esportivos não poderiam deixar de ser destaque e a agenda está recheada de megaeventos da categoria. De 17 a 25 de fevereiro, os olhos dos amantes da bolinha amarela estarão voltados para as quadras cariocas, que receberão o Rio Open de Tênis, no Jockey Club Brasileiro. Em maio, é a vez da Maratona do Rio, que acontece do dia 30 até 2 de junho, no Aterro do Flamengo. No dia 23 de junho, a atração será o Ironman 70.3 World Championship Qualification Slots, na Praia de Copacabana. Também em junho, no dia 30, as estrelas serão as bicicletas, durante a etapa Rio Tour de France.

Na área de entretenimento são muitas as opções de escolha no primeiro semestre. No dia 14 de janeiro, Nick Carter leva seu pop rock para o Sacadura 154. Nos dias 19 e 20 o grupo Roupa Nova vai tocar seus clássicos no Espaço Hall. Fevereiro não tem apenas Carnaval: Slash apresenta seus riffs no Qualistage, no dia 1º, seguido logo depois pelo Jota Quest, no dia 3, na Marina da Glória. O mês ainda tem Men at Work (Colin Hay), no dia 17, no Qualistage.

Em março, o Estádio Nilton Santos receberá a apresentação I Wanna Be Tour no Rio, no dia 9. A turnê itinerante reunirá – em sua primeira edição – nomes nacionais e internacionais que têm o rock. Abril começa com Jorge Vercilo, no dia 6, no Vivo Rio, que também receberá a atração internacional Air Supply, no dia 18. De 19 a 21 de abril, o grupo Só pra Contrariar vai tomar a Jeunesse Arena e, no dia 30, o Qualistage recebe Bruce Dickinson. Em maio, o Rio de Janeiro terá um show do The Calling, no dia 5, seguido de Jao Nova Tur, de 11, na Jeunesse Arena.

O calendário de eventos de negócios é robusto e começa com a Feira Smart Summit, de 25 a 26 de janeiro, na Expomag. O setor de jogos on line tem encontro marcado de 5 a 7 de março no Windsor Barra Hotel no SBC Summit Rio. No mesmo dia 5 começa a FPV RIO 2024- Feira de proteção veicular, na Expomag.O Museu do Amanhã sediará o AI Summit Rio 2024, dias 13 e 14, voltada para inteligência artificial. Já os representantes do varejo alimentício se reunirão, de 19 a 21 de março, no Riocentro, durante a SRE Trade Show.

Do outro lado da cidade, na Expomag, acontecerá a Feira Mundial de Artesanato Art Mundi, de 3 a 7. O Web Summit 2024 chegará ao Riocentro de 15 a 18 de abril. De 27 de abril a 5 de maio, a Marina da Glória receberá o Rio Boat Show. Maio terá a Intermag – IEE, de 5 a 10, no Windsor Barra e a XVIII Conferência de Arbitragem Internacional, dia 14, na FGV Direito Rio.

Junho será o mês de discutir o setor energético, com o Brasil Oil & Gas Summit 2024, no dia 4 de junho, o Energy Summit, no Porto Maravilha e a Hydrogen Expo South America, dia 5 de junho, na Expomag. O Rio será também a casa do RIO2C, evento da indústria criativa, de 3 a 9 de junho, na Cidade das Artes. No dia 8 de junho será a vez de debater educação, na EducAtiva, na Expomag.

Congressos médicos também estão entre os grandes fomentadores da ocupação hoteleira no segmento corporativo. A agenda da temporada começa com o seminário Rio TEAMA 2024, de 22 a 24 de março, no Rio Othon Palace, sobre autismo. De 18 a 20 de abril acontecerá o 19° Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho, seguido do 41° Congresso de Cardiologia da SOCERJ, no dia 30, na Expomag.

Maio terá o Congresso Brasileiro de Toxicologia, de 15 a 18, no Windsor Expo Center, o BIOHOF International Congress 3, de harmonização orofacial, de 17 a 18, no Riale Brisa Barra Hotel, o XXXI Congresso de Catarata e Cirurgia Refrativa e o XV Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia, de 22 a 25, no Riocentro.

Já em junho, o Windsor Barra recepcionará especialistas em ginecologia e obstetrícia durante o 48°Congresso SGORJ, de 13 a 15, e em neurociência, de 26 a 29, no Congresso de Neurociência do Brasil.

De acordo com o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, a intensa programação vem recompensar os esforços do trade turístico para aumentar a atratividade do Rio de Janeiro para eventos corporativos. “Um calendário de eventos sólido é fundamental para o turismo em geral e para a atividade hoteleira em particular. Movimenta o comércio, shoppings, bares e restaurantes e eleva a arrecadação de impostos, o que representa novos investimentos na cidade”.

Leia também: