forum de sgeureabnala 7
NotíciasAções Realizadas

Fórum dos gerentes de segurança da hotelaria reúne lideranças do poder público

O HotéisRIO organizou nesta quinta-feira, dia 4 de setembro, no Windsor Leme, sua 2ª reunião do Fórum dos Gerentes de Segurança em 2025. O evento teve como objetivo trocar informações e estreitar laços entre os responsáveis pela segurança dos hotéis cariocas e representantes do poder público, como comandantes da Polícia Militar, delegados da Polícia Civil e representantes da Polícia Federal.

Para o coordenador do fórum, Ricardo Barreiro, gerente de Prevenção de Riscos e Perdas da rede Windsor, o turista não vem para o Rio de Janeiro apenas para ir à praia, mas para conhecer a cidade como um todo, o que torna a segurança pública um desafio. Estamos aqui para estreitar laços, solidários ao trabalho de vocês”.

O comandante do 19º BPM Tenente-Coronel, Eduardo Bastos, afirmou que os hotéis merecem uma atenção especial por receberem os turistas que nos visitam. “Temos que ter essa sensibilidade. Copacabana, por exemplo, é um bairro emblemático no mundo todo e qualquer evento que acontece aqui reverbera”. Ele aproveitou a ocasião para anunciar que a Operação Verão este ano começa no domingo, dia 7 de setembro.

Já o comandante do 23º BPM, Coronel Silvio Pekly, ressaltou que o desafio é cuidar da sensação de segurança. “Qualquer correria na praia é interpretada como um arrastão, mesmo que as pessoas estejam apenas tentando pegar um ônibus. Imagens de violência ou golpes contra turistas exibidas nas mídias sociais algumas vezes nem são aqui no nosso país. É difícil competir com as redes sociais em termos de velocidade, e geralmente não há interesse em desmentir quando a notícia é fake”.

A delegada titular da DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo), Patricia Alemany, concordou com Pekly. Segundo ela, circularam recentemente imagens que mostravam um oriental drogando uma mulher, supostamente no Rio de Janeiro. “Mas era na Tailândia”, disse. Ela destacou que a prevenção de crimes relacionados a comportamentos pessoais é muito complicada, até porque geralmente esses delitos acontecem dentro de apartamentos temporada. “Os turistas levam pessoas que acabaram de conhecer para os locais onde estão hospedados, e às vezes são roubados. Isso não acontece em hotéis, onde as pessoas são obrigadas a se identificar na portaria”. Alemany destacou que as duas salas de monitoramento, nos 19º e 23º BPMs, com câmeras dos hotéis, quiosques e restaurantes representam uma excelente ferramenta de controle. E fez um alerta para os hóspedes: “Prefiram levar dinheiro para a praia e, se usarem cartão de crédito, observem os valores no visor das máquinas”.

De acordo com o subcomandante do BPTur (Batalhão de Polícia de Turismo), Tenente-Coronel André Gueiros, a unidade tem um trabalho específico junto ao trade turístico e aos visitantes. “Não temos área de policiamento, mas de atuação. Estamos presentes em todos os grandes eventos, com policiais bilingues, sempre à disposição dos turistas”. Ele informou que o BPTur voltou a fazer patrulhamento noturno na faixa de areia das praias, para tentar inibir crimes contra estrangeiros, que gostam de frequentar as praias à noite.

Julio Corrêa, gerente operacional do HotéisRIO, ressaltou que a participação dos responsáveis pela área de segurança dos hotéis é muito importante para estreitar relações com essas autoridades. “É uma excelente oportunidade para os representantes dos hotéis ficarem a par das ações previstas pelo poder público e conhecer melhor comandantes e delegados, de forma a refinar parcerias e potencializar suas atuações”.

Leia também: