2 Carnaval Foto extra cred Alexandre Macieira
Créditos: Alexandre Macieira
Boletim Informativo

Rio já se prepara para o Carnaval

Os tamborins já ecoam pela cidade do Rio de Janeiro. E, para garantir uma festa especial para moradores e visitantes, o setor de turismo está a todo vapor nos preparativos, das autoridades aos empreendimentos de hospedagem.

Os foliões contarão com 34 mil banheiros químicos posicionados por onde passarão os blocos, sendo 10% para pessoas com deficiência (PCDs). Serão nove postos médicos espalhados pela cidade, com toda infraestrutura necessária para atendimento ao público, além de 250 diárias de UTIs e 1,2 mil diárias de maqueiros.

E a segurança também será reforçada: a Polícia Militar estará presente com dez torres de observação e 250 pontos com detectores de metais. O esquema de trânsito também já está definido: a CET-Rio terá 2,5 mil diárias de operadores de trânsito terceirizados, 400 galhardetes, 400 cones e 300 grades.

De acordo com a Riotur, o Carnaval de Rua 2024 terá um público estimado em cinco milhões de pessoas, que poderão aproveitar os desfiles de 453 blocos, sendo dez megablocos, com mais de 100 mil foliões cada.

Ponto de atenção para a hotelaria: entre os ajustes realizados pela Prefeitura do Rio em 2024 para a logística da festa está o aumento dos desfiles no Centro. Em 2023, foram 119, e agora serão 128. Já a região da Zona Sul terá 98, o mesmo número do ano passado, enquanto Barra da Tijuca, Recreio e Vargens terão 12. A novidade do ano é a volta de Preta Gil às multidões, que receberá uma homenagem ao Bloco da Preta, durante o desfile do Bloco da Favorita.

Os foliões terão a ajuda de um aplicativo para acompanhar a programação. Ele estará disponível em todas as plataformas digitais e ajuda a localizar os blocos por geolocalização. Também é possível obter informações dos blocos, desfiles e notícias relacionadas ao Carnaval de Rua 2024 no site oficial (carnavalderua.rio).

Leia também: