Mais uma ação da parceria público-privada está em pauta no Turismo. Grandes representantes do setor produtivo da capital se uniram em uma campanha colaborativa e lançam, este mês, uma grande investida promocional para alavancar o desenvolvimento do setor de turismo e incrementar o fluxo de visitantes ao Rio de Janeiro.
O grupo de trabalho é formado por empresários do ramo de construção, do setor supermercadista, de shoppings centers, empresas aéreas e indústria hoteleira. A iniciativa conta ainda com participação da Prefeitura e apoio da TV Globo.
Esta mobilização pelo reposicionamento do destino turístico do Rio de Janeiro, depois de um período de crises e intervenções, já rende seus primeiros resultados: a produção e veiculação da campanha “O Rio não Para”. O lançamento da campanha será no próximo dia 26, às 15h, no Copacabana Palace Hotel.
O mote da campanha faz alusão à constante reinvenção do destino e às múltiplas experiências que a cidade oferece. Segmentada em duas etapas, a campanha focará na valorização e autoestima do carioca e, posteriormente, na captação e sensibilização do público externo.
Todos os segmentos envolvidos repercutirão o material produzido em suas mídias próprias para potencializar o alcance desta campanha, que envolverá mobiliário urbano, mídia eletrônica e digital, mall & mídia, entre outros, totalizando investimento conjunto equivalente a mais de 50 milhões de reais.
“Não houve um aporte financeiro à campanha. Cada segmento participante fará uso de meios e mídias próprias para sensibilizar seu público e, assim, potencializar o alcance da campanha para o maior número de pessoas, desde cariocas, fluminenses, visitantes nacionais e até estrangeiros, porque não?”, explica o presidente da ABIH-RJ e da Hotéis Rio, Alfredo Lopes.
Em paralelo, o grupo segue uma agenda semanal de encontros do grupo de trabalho criado pela Prefeitura, e formado por membros da Riotur, Secretarias da Casa Civil, Fazenda, Comunicação, Patrimônio e Urbanismo para debater ações de promoção e fomento à atividade turística e ao desenvolvimento econômico da capital.
“O Turismo é o motor de negócios da cidade e tem pleno potencial para alavancar a retomada econômica do Rio. A campanha foge dos clichês e mostra que existe um Rio para cada turista, apresenta as experiências únicas que o destino oferece e prova que somos uma cidade em constante mutação, diferente a cada visita. A Riotur investe sempre em parcerias com a iniciativa privada porque sabe que a saída da crise é o trabalho em conjunto para recuperar o mercado, gerar renda, tributos e bem-estar social”, exalta Marcelo Alves, presidente da Riotur
Foto: Alexandre Macieira