O Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem do Município – HotéisRIO, por meio de seu Fórum de Recursos Humanos, realizou no dia 10 de dezembro de 2024 a primeira edição de um importante evento de empregabilidade dedicado a oferecer oportunidades de trabalho no setor hoteleiro para pessoas com deficiência. A hotelaria disponibilizou na feira mais de 400 vagas na cidade do Rio de Janeiro e contou com mais de 150 inscritos.
A primeira edição da Feira de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência aconteceu no teatro do hotel Copacabana Palace e foi uma realização do HotéisRIO, em parceira com Copacabana Palace, A Belmond Hotel e CIEE, com apoio da Prefeitura do Rio – Pessoa com Deficiência, do IBC (Instituto Benjamin Constant), do CVI Rio (Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro) e do DIEPRO INES (Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional do Instituto Nacional de Educação de Surdos).
Profissionais de RH e DP de empreendimentos associados ao HotéisRIO tiveram a oportunidade de participar de uma palestra exclusiva e gratuita, ministrada pelos especialistas do CIEE, sobre ‘Como a diversidade e a inclusão impulsionam resultados do setor hoteleiro’.
As principais redes de hotéis da capital estiveram presentes, representadas por seus gestores de Recursos Humanos, responsáveis pelo recrutamento de talentos de pessoas com deficiência. O evento contou também com a presença de mais de 20 alunos do Instituto Benjamin Constant.
“O departamento de recursos humanos dos hotéis está sempre em busca de talentos para preencher seu quadro de oportunidades com pessoas com deficiência devidamente capacitadas. O segmento de hospitalidade trabalha com pessoas atendendo pessoas, então é muito importante que seja um exemplo de inclusão e representatividade. A iniciativa busca viabilizar o contato entre quem tem oportunidade em aberto e quem precisa de uma oportunidade para se colocar no mercado”, explicou o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes.
“Ações como essa, reforçam nosso compromisso e propósito em oferecer oportunidades para pessoas com deficiência fomentando um mercado de hospitalidade com mais equidade e um quadro de colaboradores cada vez mais representativo, além de uma cultura organizacional genuinamente inclusiva”, afirmou Ulisses Marreiros, diretor geral do Copacabana Palace, A Belmond Hotel.
O HotéisRIO disponibiliza os currículos em seu banco de oportunidades onde os hotéis podem, pós-evento, buscar esses profissionais.