Fórum Comercial 2025
EventosNotícias

Fórum Comercial apresenta eventos em 2025

O HotéisRIO realizou nesta quinta-feira, dia 27, no Riale Brisa Barra Hotel, a segunda edição de 2025 do seu Fórum Comercial. Na pauta, petróleo, competição de barcos a vela e cúpula dos chefes de Estado dos BRICS, entre outros eventos.

Na abertura, Ronnie Arosa, vice-presidente do HotéisRIO, ressaltou que o Rio de Janeiro é um destino especial, mas que sol e praia não são mais diferenciais no turismo internacional. “Temos que vender nossa cidade como destino. Reuniões como essa têm esse objetivo – encontrar outras formas de apresentar o Rio. Há muitos outros atrativos aqui na nossa cidade, que é multifacetada”.

Pedro Vormittag, coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, realizou uma apresentação do calendário dos eventos relacionados ao encontro dos chefes de Estado dos BRICS, nos dias 6 e 7 de julho, no Rio. “Vai haver uma injeção real de recursos na economia. Serão 40 delegações, cada uma com 100 integrantes. Cada pessoas ficará de dois a três dias e consome, em média, R$ 2 mil”.

Segundo Vormittag, essa reunião de cúpula será uma boa oportunidade de incrementar o fluxo de visitantes estrangeiros dos países que integram o bloco. “A maior parte dos turistas que recebemos vêm de Europa, Estados Unidos e países sul-americanos. Essa cúpula é uma chance de mostrarmos às nações dos BRICs que temos muito a oferecer. Países como Indonésia, Nigéria, Tailândia e Índia estão com classes médias crescentes, com vontade de conhecer o mundo. Temos que atrair turistas desses países”.

Victor Montenegro, gerente-executivo de eventos e novos negócios do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), apresentou os eventos organizados pela instituição. “Nossa relação com o Rio é muito robusta. Sempre estivemos aqui e a maioria dos nossos associados é daqui, até porque aproximadamente 86% do petróleo produzido no Brasil tem origem no Estado do Rio de Janeiro”. Montenegro disse que este não é um ano de ROG-e, o principal evento do setor de energia, mas que há eventos muito importantes programados. “Em 2025 teremos três grandes eventos – o Seminário de Gás Natural, o Rio Pipeline & Logistics e o OTC Brasil 2025. As últimas edições de Pipeline e OTC reuniram 10 mil e 25 mil pessoas respectivamente e certamente gerarão demanda por hospedagem”.

O encontro contou também com a apresentação do sistema Startedition, da Climber RMS, feita por Emanuelle Matos, coordenadora de onboarding da empresa. Com foco no gerenciamento de receitas, o aplicativo acena com mais de 30% de aumento da receita dos hotéis, graças a decisões baseadas em dados, distribuição de preço dinâmico e monitoramento de preços do mercado. “Nossa meta é otimizar o que vocês, hoteleiros, já fazem. Mais receitas e menos preocupação é o nosso lema”.

Gustavo Oliveira, COO da IMM Esporte & Entretenimento, apresentou o Enel Rio Sail Grand Prix, que acontecerá de 3 a 4 de maio deste ano. “É a Fórmula 1 dos mares”, explicou, “a maior liga de vela do mundo, com barcos muito velozes, que ultrapassam os 100 km/h. “A corrida acontece em mais de 14 países do mundo, com 12 nações na competição, e é exibida em 210 países. São esperadas 20 mil pessoas no Rio este ano, com reflexos no turismo”.

Na ocasião, Julie Souza, coordenadora de eventos do HotéisRIO, lembrou aos presentes da importância da participação no Experiência Rio, roadshow que percorre o país para promover o Estado do Rio de Janeiro em mercados estratégicos em busca de visitantes.

Leia também: