O Ipiabas Blues Jazz Festival 2025 levou a ocupação hoteleira do município de Barra do Piraí a 95%, de acordo com pesquisa realizada pela ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro) para o período do evento, que acontece de 30 de maio a 1º de junho. Promovido pelo Serviço Social do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Sesc-RJ), com apoio da Prefeitura de Barra do Piraí, do Sicomércio do município e do Fecomércio-RJ, o festival foi realizado na Estação Cultural de Ipiabas.
Com entrada gratuita, o festival teve como objetivo promover o turismo cultural, valorizar a música brasileira e internacional nos gêneros blues e jazz, além de movimentar a economia local por meio da atração de visitantes.
“A realização de eventos como o Ipiabas Blues Jazz Festival é essencial para o calendário turístico do interior do estado”, afirmou o presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon. “Movimenta a cadeia econômica, hotéis, restaurantes, empresas de transporte e atrativos culturais. Os turistas que vão ao festival acabam fazendo outros programas, o que é ótimo para o destino”.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, aproveitou para ressaltar a importância das parcerias que, juntamente ao poder público do município, estão tornando Ipiabas um polo turístico eficiente. “Nossas parcerias estão nos auxiliando a tornar Ipiabas um polo turístico realmente eficiente e coeso com o que ele tem a oferecer. E isso, notavelmente, só tem engrandecido nossa visibilidade, e quem ganha é a nossa população”, comentou a prefeita.
O secretário municipal de Turismo e interino de Desenvolvimento Econômico, Tadeu Oliveira, ressaltou o impacto positivo que os eventos em Barra do Piraí e no distrito de Ipiabas têm proporcionado para a economia e atividade turística local. “Barra do Piraí, e principalmente Ipiabas, tem registrado excelentes índices de hospedagem em hotéis, pousadas e hotéis-fazenda, especialmente em datas próximas a grandes eventos, promovendo o fortalecimento do turismo e da economia local”, declarou o secretário.