O réveillon do Rio de Janeiro foi classificado como ‘muito bom’ pela maioria das pessoas que estiveram em um dos nove bairros da cidade com festas oficiais da Prefeitura do Rio. Segundo o levantamento feito pela Riotur, 48% dos entrevistados na pesquisa deram nota 10 para o réveillon carioca.
O réveillon desse ano marcou a volta da queima de fogos na cidade depois de dois anos com a festa oficial suspensa por conta da pandemia da Covid-19. Ao todo, os entrevistadores ouviram 1,2 mil pessoas nos nove bairros onde foram realizadas as festas, no sábado (31) e na madrugada de domingo (1).
Segundo a Riotur, a queima de fogos em Copacabana atraiu cerca de 2,4 milhões de pessoas. Em todos os nove bairros, segundo a empresa, mais de 3 milhões de turistas e cariocas curtiram a virada do ano.
Arlindinho se apresenta no réveillon do Parque Madureira — Foto: Marcelo Jesus/ Riotur
Os locais com réveillon oficial do município foram: Flamengo, Madureira, Ilha do Governador, Ramos, Sepetiba, Penha, Pedra Guaratiba e Ilha de Paquetá.
“Para nós, essa pesquisa foi fundamental para entender a avaliação de cariocas e turistas sobre esse réveillon, o maior e mais democrático da nossa história. Tivemos uma festa com qualidade nos nove bairros, sempre aprovada em todos os palcos. Pretendemos fazer uma festa ainda melhor para 2024”, disse Ronnie Costa, presidente da Riotur.
Segurança ‘ótima’ para 46% do público
O levantamento apresentou números positivos para o município, mesmo em áreas sensíveis, como a segurança, por exemplo. Alvo de muita reclamação dos turistas em Copacabana, o fator segurança foi classificado como “ótimo” para 46% do público total.
O quesito também foi avaliado como “bom” para 39% dos frequentadores das festas oficiais. Já 12% do público classificou a segurança no réveillon carioca como “regular”. Apenas 3% dos entrevistados colocaram a segurança do evento como “ruim” ou “péssimo”.
Alexandre Pires começa apresentação no réveillon de Copacabana — Foto: Reprodução/ TV Globo
A sensação de segurança foi considerada “ótima” para 58% dos turistas estrangeiros entrevistados. Para esse público, 29% responderam que a sensação de segurança foi “boa”.
Já para 10% dos estrangeiros presentes, a sensação de segurança foi classificada como ‘regular’. Nenhum dos entrevistados respondeu a opção ‘ruim’ e apenas 3% responderam com ‘péssimo’.
Em relação a limpeza do local, 33% do público classificou como “ótimo”; 39% avaliaram como “bom”; 23% responderam ter sido “regular”; 2% como “ruim” e 1% como “péssimo”.
Para o atendimento e disponibilidade de banheiros, 27% “ótimo”; 29% “bom”; 24% “regular”; 12% “ruim” e “péssimo” 1%.
Outros números da pesquisa
Em relação a seleção dos artistas, 51% do público classificou as escolhas como ótimas. Classificaram como “bom” 38% do público; regular 8%; ruim 2%; 1% péssimo; 1% não souberam responder.
Na avaliação dos turistas brasileiros e estrangeiros, a qualidade do espetáculo que foi medida em nota, revelou que para 48% das pessoas que participaram dos eventos nos nove bairros da cidade a nota foi 10; 22% deram nota 9; 18% nota 8; 9% nota 7; 3% nota 6; 2% nota 5; 1% nota 4. Nenhum dos entrevistados deu notas de 1 a 3.
Para 84% dos entrevistados, foi fácil obter informações turísticas na cidade, em contraponto a 11% que classificou como ‘não’.
Imagem aérea da festa de réveillon no Rio de Janeiro — Foto: Fernando Maia/ Riotur
Já 5% dos entrevistados responderam não ter sido necessário. Segundo a pesquisa, 47% dos turistas estrangeiros entrevistados já estiveram presentes no réveillon do Rio; quando 53% responderam que era sua primeira vez na capital fluminense.
Já os números que medem e qualificam a satisfação do público nacional sobre o réveillon do Rio de Janeiro, 47% dos entrevistados deram nota 10; 23% nota 9; 19% nota 8 e 4% nota 7. De 1 a 6, a única nota a registrar 1% foi a de número 2.
Metodologia da pesquisa
Responsável pela elaboração da pesquisa, a empresa Próxima Gestão Empresarial levou em conta o perfil do público e a qualidade do evento (shows, infraestrutura e fogos). Quando o entrevistado era turista, foram verificadas, ainda, o nível da estadia.
A festa recebeu o selo de ‘muito bom’, dentro da especificação Net Promoter Score (NPS), que serve para mensurar como anda a satisfação do cliente com uma marca, produto ou serviço.
As entrevistas foram divididas em três partes: Cariocas e região metropolitana; turistas nacionais; e turistas estrangeiros.