O Prêmio Top Hotel RJ 2024 dedica a categoria Selo Verde aos empreendimentos que investem em ações relacionadas à sustentabilidade. Nesta edição, o primeiro lugar ficou com o Ipanema Inn, do Grupo Arpoador, com o Sheraton Grand Rio Hotel & Resort na segunda colocação. Conheça os cases premiados:
Menos desperdício, mais lucratividade – O projeto Food Save Quitéria, do Ipanema Inn, do Grupo Arpoador, é uma continuação do City & Sea Sustentável, que possui várias frentes. Um dos marcos este ano foi a renovação da certificação Lixo Zero. O projeto tem foco no monitoramento detalhado de indicadores e na execução de um plano de ação para minimizar o desperdício de alimentos na cozinha e no restaurante do Quitéria Café, que faz parte do Ipanema Inn.
Houve maior controle da quantidade de alimentos descartados antes e depois de servidos ao cliente, com alterações no porcionamento e na apresentação dos pratos. Por exemplo, a casca do camarão, antes desperdiçada, passou a ser desidratada e a entrar na composição de caldos ou até mesmo em pratos com o crustáceo. Tudo isso gerou menos 31% de desperdício por cliente.
Também houve a troca de embalagens descartáveis por reutilizáveis e a opção por uso de ingredientes de produtores locais, como queijos e chocolates, garantindo mais qualidade e sustentabilidade.
Os resultados foram um aumento de 11 pontos na média de avaliação dos clientes em relação ao tamanho dos pratos e uma redução de 30% de resíduos recicláveis. Em apenas quatro meses, o projeto registrou uma diminuição de mais de 40% no desperdício de alimentos por cliente, em especial no período do café da manhã, anteriormente o maior responsável por esse tipo de descarte.
De acordo com o chef executivo do Quitéria Café, David Cruz, a iniciativa superou as expectativas iniciais. “Graças a esse projeto conseguimos reduzir o desperdício, melhorar a qualidade dos produtos que oferecemos aos clientes e, ainda, aumentar a lucratividade do empreendimento. Recomendo a todos, hotéis e restaurantes, que tomem medidas similares, vão se surpreender”.
Para um grande hotel, grandes soluções – O nome do projeto, “O poder do nós”, revela a confiança do Sheraton Grand Rio Hotel & Resort de que, com a união de associados e gestores, tudo é possível. Com a instalação de equipamentos e implantação de medidas que buscam minimizar os danos ao meio ambiente.
Com a instalação de um biodigestor, usado para reduzir o volume de lixo orgânico a ser lançado nos aterros sanitários, o hotel obteve um menor lançamento de CO2 na atmosfera (menos 2,7 toneladas), além de diminuir o volume dos resíduos e permitir a liquefação destes para lançamento com carga de poluente zero, já que se tornam biodegradáveis.
O Sheraton Grand Rio opera uma estação de tratamento para o reuso da água proveniente do esgoto da lavanderia, que é tratada e reutilizada para uso da própria lavanderia. O hotel está em processo de expansão de novos projetos, como o uso de água de chuva. Por exemplo, os equipamentos hidráulicos dos quartos possuem um sistema de regulagem que reduz a vazão de água, sem comprometer o conforto dos hóspedes.
A separação de lixo reciclável é uma das ações mais antigas do Sheraton Grand Rio na area de sustentabilidade, que possui instalações adaptadas para facilitar a separação e o recolhimento de materiais recicláveis por empresas parceiras, sendo as principais a Light Recycla, que custeia a energia elétrica de uma creche e de um asilo com o valor gerado pela reciclagem, e a empresa Seiva, que opera com uma máquina trituradora de garrafas de bebida, que resultou em 807 quilos de vidro coletado e evitou a emissão de 403,5 quilos de CO2.
O hotel oferece ainda, a hóspedes e ao público em geral, uma estação de carregamento de carros elétricos. O Sheraton Grad Rio deve recever em breve uma certificação verde homologada pela Green Key para toda sua cadeia de serviços, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade responsável em nível global.