Boletim Informativo

Procap-RJ chegou à Barra com foco em MICE

O HotéisRIO realizou, em parceria com a ABIH-RJ, entre os dias 28 de maio e 1º de junho, uma nova edição do Procap Rio Barra da Tijuca, Recreio e Vargens. O evento foi focado no segmento MICE – Encontros, Incentivos, Conferências e Feiras, especialmente relevante para a região, que conta com robusta infraestrutura para receber eventos e convenções. Esta edição contou com o apoio da Setur RJ e do INEA (Instituto Estadual do Ambiente).

Mais de 12 representantes de empresas de São Paulo e Belo Horizonte fizeram uma verdadeira imersão nos atrativos turísticos e de negócios da região, além de conhecerem a infraestrutura dos estabelecimentos hoteleiros da região.

O Lagune Barra Hotel foi o anfitrião do jantar de boas-vindas, no dia 28 de maio. A programação ainda incluiu visitas ao sítio Roberto Burle Marx, à Fazenda MaxCana, ao Quality Rio de Janeiro – Barra da Tijuca, jantar no Hilton Barra, passeio de lancha às Ilhas Tijucas, jantar no CDesign Hotel, visitas técnicas ao Windsor Barra Hotel, ao Plaza Barra, ao Novotel Rio de Janeiro Parque Olímpico ao Courtyard Rio de Janeiro Barra da Tijuca e ao Venit Barra Hotel, entre outros atrativos.

Para Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, o programa é estratégia para apresentar o Rio de Janeiro esses profissionais para que avaliem o estado como alternativa para o turismo de negócios e, também, de lazer. “Contamos com a rede hoteleira mais moderna e grande infraestrutura para lazer, comércio e gastronomia, além de espaços para eventos e convenções”, ressalta.

Programa faz 10 anos – O Procap-RJ (Projeto de Capacitação de Operadores de Turismo e Agências de Viagens) teve início em 2015 e oferece a operadores de receptivos nacionais e internacionais convidados a oportunidade de conhecerem os atrativos turísticos e infraestrutura hoteleira de um município ou região. Nestes 10 anos, foram realizadas edições na Zona Oeste (Barra, Recreio, Guaratiba e Vargens), nos bairros Centro e Flamengo. No interior do estado aconteceram no Vale do Café, na Costa Verde, na Costa do Sol (Rio das Ostras, Cabo Frio e Arraial do Cabo), em Teresópolis, Nova Friburgo e Barra do Piraí.

De acordo com a gerente comercial da Rede Windsor, Bianca Rodrigues, o programa traz as principais agências do setor de eventos de São Paulo, que compõem as grandes convenções de empresas com o Rio. “Nossa cidade está sempre em concorrência com destinos de lazer, como o Nordeste e o interior de São Paulo. Na Barra, a Rede Windsor Hotéis conta com cerca de 1,6 mil suítes e 20 mil metros quadrados disponíveis para a realização de eventos. Por isso, a cidade precisa desses grandes eventos para compor o business segment e é muito importante trabalhar sazonalidades, como é o caso da Procap-RJ.”

Para o gerente geral do Esuites, Marcos Bezerra, nesses mais de 10 anos de atividade o Procap-RJ veio melhorando, trazendo mais agências e empresas e levando mais informações sobre nossa cidade para que eles possam vender melhor nosso destino. “Para nós, que estamos localizados na Barra da Tijuca, é muito importante, pois nos dá a oportunidade de melhorar o conhecimento da Zona Oeste junto a esse público”.

Segundo Alexandre Rodrigues, coordenador de vendas do Lagune Barra Hotel, participar do Procap-RJ tem sido uma experiência estratégica e transformadora para o Lagune Barra Hotel. “Como um empreendimento localizado na Barra Olímpica — uma região com vocação natural para o segmento MICE — enxergamos no Procap uma plataforma essencial de capacitação, networking e fomento de negócios. Essa integração tem contribuído diretamente para o aprimoramento de nossos serviços e para a consolidação do Lagune como uma referência em hospedagem para eventos corporativos e grandes encontros”, disse.

Para Bianca Oliveira, gerente de vendas da Rede Accor, além de estimular vendas, o programa reforça a região como um destino estratégico para eventos e convenções. “A parceria entre HotéisRIO e ABIH-RJ segue impulsionando o setor, garantindo inovação e crescimento contínuo para a hotelaria local”.

“É uma iniciativa de grande relevância para o fortalecimento do setor de turismo e eventos. Durante cinco dias, realizamos visitas técnicas a mais de 15 hotéis localizados na Zona Oeste do Rio de Janeiro, além de vivenciar experiências diferenciadas, que fogem dos roteiros tradicionais. Tivemos a oportunidade de conhecer uma variedade de produtos turísticos capazes de atender a diferentes perfis de público, faixas de investimento e formatos de evento. Retorno com insights valiosos para novos projetos e com boas perspectivas de negócios futuros na região”, afirmou Bruna Melão, coordenadora de MICE na TSBetc.

Daniele Damasceno, consultora da Trend Viagens, afirma que o Procap-RJ é uma oportunidade de expandir o conhecimento e proporciona segurança em relação aos produtos oferecidos. “Podemos dar certeza ao cliente nos aspectos ambiente, espaço e conforto, tanto em relação a hospedagem quanto a eventos. Assim, os clientes não terão surpresas em relação a organização e estrutura”.

Leia também: