A cidade do Rio de Janeiro terá uma agenda cheia que promete movimentar a hotelaria carioca em 2022. Maratona do Rio, Rock in Rio e Esperança Rio, entre outros, foram os eventos apresentados na manhã de quinta-feira, dia 3 de fevereiro, durante a primeira reunião do Fórum Comercial do HotéisRIO este ano, no hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana. Esteve presente também a nova subsecretária de Eventos, Ana Ribeiro, considerada como uma grande escolha pela hotelaria, que começou seu primeiro dia nessa importante pasta conhecendo as demandas do setor de hotéis e eventos.
A Maratona do Rio, que acontecerá de 18 a 19 de junho, deverá trazer cerca de 35 mil atletas (sendo 59% homens, 41% mulheres). Durante o evento, a rede hoteleira chega a atingir mais de 90% de ocupação. De acordo com o vice-presidente do HotéisRIO, José Domingo Bouzon, o evento tem grande importância para o setor hoteleiro: “É um marco significativo do calendário de eventos e traz muito retorno em termos de diárias e ocupação. O setor hoteleiro precisa reconhecer e valorizar a importância deste evento, que movimenta milhares de pessoas”.
Junho, considerado baixa temporada e um dos piores meses do ano em desempenho de ocupação, deve ser também um mês movimentado. No dia 11 será realizado o Esperança Rio, maior mobilização evangelística do Rio de Janeiro. O evento trará representantes de cerca de 40 mil igrejas evangélicas à cidade. Ao todo são esperadas 200 mil pessoas na praia de Copacabana, que verá apresentações em um palco montado em frente ao Copacabana Palace. Aproximadamente 85% do público tem origem no Estado do Rio de Janeiro, que reúne mais de 4 milhões de evangélicos, público-alvo do evento.
Já o festival Rock in Rio fará a alegria dos amantes de música nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro com mais de sete palcos no Parque Olímpico. Mais da metade do público é de fora da capital fluminense, o que explica o sucesso do evento para a hotelaria. Para ser um hotel oficial do festival o hotel precisa oferecer como contrapartida: bloqueio de no mínimo 50 quartos por dia de evento e em dias adicionais de vésperas e intervalos (de 1 a 12 de setembro), adesão ao pacote de ativações da marca do Rock in Rio e comissão sobre as reservas, interface que este ano será operacionalizada pela operadora CVC. Os hotéis parceiros terão presença na plataforma de hotéis oficiais e nas comunicações do Rock in Rio. Aproximadamente 9,2 milhões de pessoas já participaram do evento, que já teve 1.778 atrações musicais, mais de 1.400 horas de música, e investimentos de US$ 602 milhões investidos na marca. O impacto econômico na cidade foi estimado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em R$ 1,4 bilhão (2017).
Na reunião foi apresentado o calendário comercial para 2022. O presidente do Fórum Comercial, José Domingo Bouzon, reforçou a importância dos hotéis prestigiarem iniciativas de promoção do estado promovidas pelo Governo do Estado e Setur RJ, que incluem feiras nacionais e internacionais. Para este ano está prevista também a realização do roadshow “O Rio é de Vocês”, com o intuito de aproximar a hotelaria carioca do trade turístico e público final dos principais mercados emissores.
Essa aproximação com os principais organizadores de eventos do calendário da cidade é uma estratégia adotada pelo HotéisRIO por meio de seu Fórum Comercial. “Estamos cada vez mais conectados e realizamos lives de relacionamento com alguns organizadores, como Rio Boat Show e Stock Car, na quais os hotéis podem conhecer mais sobre os eventos e tirar suas dúvidas”, explica José Domingo Bouzon.
No caso da Stock Car, em live realizada no dia 24 de fevereiro, essa aproximação rendeu uma oportunidade exclusiva para nossos associados: HotéisRIO enviará uma lista de todos os hotéis associados com os respectivos contatos das equipes comerciais para a organização do evento, que irá encaminhar aos patrocinadores e equipes de pilotos, com o objetivo de estimular as reservas diretas nos hotéis da cidade. A ação acontece em paralelo ao trabalho da agência oficial do evento, que ficará responsável pelo staff da Stock Car.
No dia 8 de fevereiro, a superintendente do HotéisRIO, Theresa Jansen, visitou o gabinete da nova subsecretária de Eventos do Rio de Janeiro, Ana Ribeiro. O objetivo foi apresentar as demandas da hotelaria carioca e os gargalos para o desenvolvimento do turismo na cidade. “Estamos muito otimistas com a escolha da Ana Ribeiro para a pasta. Temos certeza de que ela entenderá a importância de nossos pleitos e colocará seu talento à disposição para alcançá-los”, disse Theresa Jansen.