Boletim Informativo

Eventos de 2025 em destaque no Fórum Comercial

O HotéisRIO realizou no dia 27 de março, no Riale Brisa Barra Hotel, a segunda edição de 2025 do seu Fórum Comercial. Na pauta, petróleo, competição de barcos a vela e cúpula dos chefes de Estado dos BRICS, entre outros eventos.

Na abertura, Ronnie Arosa, vice-presidente do HotéisRIO, ressaltou que o Rio de Janeiro é um destino especial, mas que sol e praia não são mais diferenciais no turismo internacional. “Temos que vender nossa cidade como destino. Reuniões como essa têm esse objetivo – encontrar outras formas de apresentar o Rio. Há muitos outros atrativos aqui na nossa cidade, que é multifacetada”.

Pedro Vormittag, coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, realizou uma apresentação do calendário dos eventos relacionados ao encontro dos chefes de Estado dos BRICS, nos dias 6 e 7 de julho, no Rio. “Vai haver uma injeção real de recursos na economia. Serão 40 delegações, cada uma com 100 integrantes. Cada pessoa ficará de dois a três dias e consome, em média, R$ 2 mil”.

Segundo Vormittag, essa reunião de cúpula será uma boa oportunidade de incrementar o fluxo de visitantes estrangeiros dos países que integram o bloco. “A maior parte dos turistas que recebemos vêm de Europa, Estados Unidos e países sul-americanos. Essa cúpula é uma chance de mostrarmos às nações dos BRICs que temos muito a oferecer. Países como Indonésia, Nigéria, Tailândia e Índia estão com classes médias crescentes, com vontade de conhecer o mundo. Temos que atrair turistas desses países”.

Victor Montenegro, gerente-executivo de eventos e novos negócios do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), apresentou os eventos organizados pela instituição. “Nossa relação com o Rio é muito robusta. Sempre estivemos aqui e a maioria dos nossos associados é daqui, até porque aproximadamente 86% do petróleo produzido no Brasil tem origem no Estado do Rio de Janeiro”. Montenegro disse que este não é um ano de ROG-e, o principal evento do setor de energia, mas que há eventos muito importantes programados. “Em 2025 teremos três grandes eventos – o Seminário de Gás Natural, o Rio Pipeline & Logistics e o OTC Brasil 2025. As últimas edições de Pipeline e OTC reuniram 10 mil e 25 mil pessoas respectivamente e certamente gerarão demanda por hospedagem”.

Leia também: