Jorge Chaves, diretor comercial e de operações dos Hotéis Othon e vice-presidente do HotéisRIO
Na entrevista a seguir, ele fala das recentes reformas no Othon e dos planos futuros
– Quais são as novidades do Othon?
São muitas! Estamos sempre em evolução por aqui: vamos ampliar as nossas principais suítes que ganharão um rebrand. Ficarão mais modernas e alinhadas com as novas diretrizes da marca. Além disso, vamos construir mais suítes. Sentimos que precisávamos aumentar a quantidade desse tipo de hospedagem devido à enorme procura, então aproveitamos para mudar por completo para oferecer o melhor para nossos clientes.
Por exemplo, temos um novo Espaço Kids. O hotel não oferecia este serviço aos hóspedes e percebemos que esta era uma grande oportunidade de ter um espaço desses, que é único em hotéis de Copacabana. Aproveitamos a pandemia para fazer algumas obras que enriqueceram o empreendimento e o Espaço Kids foi uma delas. São mais de 120 metros quadrados e diversos brinquedos, como: circuito, cama elástica, fliperama e sala de cinema.
Outra novidade foi a ampliação de nossa cobertura. Criamos a área instagramável, focada na vista, que é nossa marca registrada. A altura que temos nos possibilita fazer um quadro espetacular de Copacabana. Então pensamos em fazer dali uma área de contemplação incomparável. Colocamos balanço suspenso, sofás e poltronas para que os hóspedes possam apreciar a vista e registrar o momento com muito estilo. O novo lounge está um espetáculo, com jardim suspenso e um letreiro em neon com nosso novo slogan, lançado este ano, que se relaciona com este momento com o fim da pandemia, no qual saudarmos a vida: “Aproveite cada momento”. Criamos também um banheiro família, já que também temos a Área Kids no 30º andar, além de saunas, a vapor e seca.
Além disso, adotamos nova identidade visual, melhoramos nosso enxoval, voltamos a fazer festivais gastronômicos, reformulamos nossa tradicional feijoada de sábado e estamos construindo um novo restaurante japonês também no hotel.
– Quais são os objetivos dessas reformas? Conquistar novos clientes?
O objetivo é sempre o mesmo: melhorar nosso produto. Claro que com isso a gente ganha novos clientes e, também, tornamos nossos hóspedes mais fiéis, já que eles confiam no produto que consomem. Essas mudanças são parte do projeto de onde queremos chegar.
– Os números de ocupação já voltaram aos níveis pré-pandemia?
Ainda não atingimos a mesma ocupação anual de 2019, mas já superamos em receita, e mais importante, devido a uma maior eficiência operacional, já ultrapassamos o GOP anterior à pandemia. Aproveitamos a pandemia para nos reorganizar, e aproveitamos bem esta oportunidade! Reformulamos nossas equipes, incluindo toda a estrutura comercial, onde assumi a diretoria em maio de 2020. Aprimoramos nossa parte de tecnologia, e modernizamos nossos processos das áreas comercial e de operações. Desenvolvemos novos treinamentos de pessoal e qualificação em gestão, além de um software de engajamento das equipes, projeto idealizado por nossa diretora de RH Julia Lessa. E aprimoramos todos os processos financeiros, fiscais e contábeis, direcionado pelo diretor financeiro Ricardo Godoy.
– Você observou alguma mudança no perfil dos hóspedes nesses anos de pandemia? Houve um aumento dos hóspedes de lazer, por exemplo?
Houve um aumento do hóspede de lazer e, principalmente, um aumento do hóspede nacional. Por isso, focamos muito em melhorias para este novo público que estava consumindo o hotel. Aproveitamos para fazer mudanças que ninguém estava fazendo e hoje estamos colhendo os frutos disso.
– Quais são os planos futuros?
A partir de 2023 iremos focar mais no segmento de luxo por meio da reforma e ampliação de 11 suítes. Vamos continuar as melhorias no nosso rooftop, que tem um projeto incrível! O Skylab será palco de festivais gastronômicos únicos. Já iniciamos o ano com um cardápio novo, 100% reformulado e assinado pelo chef Rubens Gonçalo.Estamos em plena revitalização dos nossos salões de eventos e centro de convenções, que já irão começar o ano novo com uma cara nova e uma valorização da nossa vista incrível.E também faremos reformas de apartamento no nosso Savoy. Não menos importante, estamos em desenvolvimento, já com várias práticas e ações aplicadas, do nosso plano ESG. O Othon, como empresa genuinamente nacional, sempre foi pioneiro nas melhores ações focadas no seu papel em contribuir para a sociedade e para o meio ambiente. Comemoramos muito 2022, e já estamos ansiosos pelas novidades de 2023.