Outros

Eventos no interior incrementam ocupação hoteleira

Está aberta a temporada de festivais no interior do estado. Diversos municípios oferecem programações especiais para os meses de julho e agosto, gerando expectativa positiva para a hotelaria fluminense.

De 5 a 14 de julho acontece o Festival Gastronômico de Búzios. Comemorando a maioridade em sua 18ª edição, o evento reúne mais de 80 restaurantes da cidade, que apresentam pratos especiais em versões de degustação, nas calçadas em frente a cada estabelecimento. Entre as novidades deste ano, está um aplicativo para celular e atrações especiais, incluindo aula degustação, jantar temático e menu especial para os pequenos.

Outra programação no primeiro fim de semana do mês (5 a 7 de julho) é no deck do Mirante de Vassouras, que recebe a quarta edição do Devorart Gastro Beer. O evento, organizado pela hamburgueria Rock In Truck, oferece 12 workshops de cutelaria, queijos, fotografia, vinho, café, trufas e outros temas.

A já tradicional Festa Literária de Paraty também acontece em julho, entre os dias 10 e 14, quando a cidade fica tomada por pensadores, artistas e amantes da leitura em uma extensa programação de debates, palestras e performances.

No mesmo período, de 10 a 14 de julho, Friburgo sedia a 29ª edição da Fevest – Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima. A programação inclui desfiles, palestras, performances musicais, ações tecnológicas e muito mais. Nos dias 13 e 14 (sábado e domingo), a feira estará aberta ao público no formato varejo, como um outlet imperdível, das 13h às 20h, no Country Clube, no Centro de Nova Friburgo.

Já nos dias 12, 13, 14, e 19, 20 e 21 de julho, o resort Le Canton, em Teresópolis, será palco do festival Vinho nas Alturas, onde vinícolas e distribuidores de vinhos apresentam seus rótulos na serra de Teresópolis, acompanhados de degustações dos principais restaurantes da cidade.

Em setembro acontece a Festa Cigana do Hotel Santa Amália. Todos os finais de semana de setembro, a magia da cultura cigana toma conta do tradicional empreendimento, com decoração temática e deliciosos pratos especiais para toda a família se divertir.

Para o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, a realização de eventos e festivais é vital para gerar fluxo nos municípios do interior do estado, movimentando a hotelaria, gerando empregos e promovendo desenvolvimento em toda a cadeia econômica local. “Estimamos incremento de pelo menos 30% na ocupação hoteleira nos períodos de eventos e festas tradicionais”, comemora Lopes.

 

 

Foto: Divulgação Festival de Búzios

Leia também: