Empreendimento na Barra da Tijuca mantém taxa de ocupação média do hotel em 83% e registra performance operacional mais robusta, com atração de novos clientes
A Ribalta Hospitalidade, que engloba o Ribalta Hotel e a tradicional casa de eventos Ribalta, na Barra da Tijuca, encerrou 2025 com receita bruta acima de R$ 30 milhões, consolidando um novo ciclo de crescimento a partir do processo de retrofit que vem acontecendo nos espaços do empreendimento. A taxa média de ocupação ficou em 83%, desempenho consistente em relação ao ano anterior e alinhado à estratégia de fortalecimento no mercado corporativo, de turismo, eventos e lazer.
Em 2025, houve uma ampliação no portfólio de clientes da Ribalta Hospitalidade. O hotel, que atende a um robusto público corporativo de clientes, principalmente do segmento offshore, expandiu a sua atuação junto a turistas nacionais e internacionais, bem como a atratividade de hóspedes que frequentam shows e os grandes eventos realizados na região da Barra.
Já no espaço multieventos, a operação se manteve em linha com 2024, mas com melhor performance financeira e maior ticket médio, contexto impulsionado pela diversificação de eventos ofertados e pelas modernizações estruturais realizadas no complexo.
— Foi um ano de consolidação, em que alcançamos mais qualidade de receita, novos perfis de clientes e uma maturidade maior na operação, resultado direto dos investimentos feitos nos últimos anos. Em 2025, também começamos a desenvolver projetos que vão tomar forma este ano, com a conclusão do retrofit e novas oportunidades de negócios. Queremos elevar cada vez mais o padrão da experiência Ribalta — destaca Neyre Freixo, superintendente de operações da Ribalta Hospitalidade.
Em 2026, a estratégia da Ribalta Hospitalidade é avançar na ampliação da oferta gastronômica no hotel, com a inauguração da Ribalta Pizzaria, para dinamizar ainda mais a movimentação de clientes. Além disso, haverá a modernização de salas de reunião e a expansão do escopo de eventos oferecidos no complexo.
O movimento acompanha um cenário favorável para a Barra da Tijuca, com o aumento do fluxo turístico e a realização de grandes eventos, como o Rock in Rio, reforçando o posicionamento da região como polo de lazer e negócios. A conclusão da modernização do espaço de eventos projeta 2026 como um ano simbólico para o negócio, que celebra os 25 anos da Ribalta e os 10 anos do Ribalta Hotel.
Avanços em governança, diversidade e agenda ESG
Além dos resultados financeiros e operacionais, 2025 também foi marcado pelo fortalecimento da agenda ESG da companhia. De acordo com o Relatório de Sustentabilidade divulgado recentemente, 54,3% do quadro de colaboradores da Ribalta Hospitalidade é formado por mulheres, que ocupam 76% dos cargos de liderança – índice acima da média do setor hoteleiro e que reforça o compromisso do grupo com práticas de governança inclusivas e valorização da diversidade.
Outro marco relevante foi a adesão ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Ao se tornar signatária, a Ribalta Hospitalidade passa a integrar a Rede Brasil do Pacto Global, alinhando sua estratégia aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e aprofundando sua atuação em temas ambientais, sociais e de governança.
No campo da gestão de pessoas, o Ribalta Hotel iniciou, em 2025, a implementação da escala 12×36 para parte dos colaboradores, substituindo o modelo tradicional 6×1. A outra parcela de colaboradores já atua na escala 5×2. A iniciativa posiciona o empreendimento entre os primeiros da região a testar esse formato, com foco em melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, redução de deslocamentos e impacto positivo na qualidade do atendimento ao cliente.
Investimentos e modernização dos espaços
Em paralelo aos resultados operacionais, a Ribalta Hospitalidade avançou em um amplo plano de modernização da casa de eventos e do hotel, iniciado em 2023. Após mais de duas décadas de operação, a casa de eventos Ribalta passa por sua maior intervenção estrutural, com renovação completa de pisos, camarotes, fachada e letreiro, além da ampliação da integração visual e funcional entre os dois edifícios do complexo.
Os 26 camarotes estão sendo totalmente remodelados para se posicionarem como um produto premium, com bar exclusivo, serviço de concierge e proposta voltada também para eventos corporativos e celebrações empresariais. Já o hotel intensificou investimentos no rooftop, que vem sendo preparado para receber novos formatos de eventos sociais e corporativos, com melhorias em mobiliário, paisagismo e infraestrutura.
— Essas intervenções representam um novo capítulo na história da Ribalta Hospitalidade. Nosso objetivo é que o cliente perceba, tanto no hotel quanto na casa de eventos, que tudo foi pensado para acolher bem, com mais conforto, praticidade e integração entre os espaços — afirma Neyre Freixo.
