Um calendário de eventos organizado e diversificado e uma estratégia de divulgação eficaz: essa é a receita para o bom desempenho do turismo fluminense em 2025. A fórmula deve se repetir este ano, de acordo com as iniciativas apresentadas no Fórum Comercial do HotéisRIO, realizado nesta sexta-feira, dia 30, no Hilton Copacabana.
O vice-presidente do HotéisRIO e presidente do fórum, José Domingo Bouzon, ressaltou a importância de um calendário organizado com antecedência de forma a permitir que os segmentos envolvidos com a atividade turística realizem um planejamento de suas ações. “Outra ação essencial é a promoção do nosso destino, que as autoridades públicas vêm realizando com eficácia. O fato de termos alcançado mais de 2 milhões de turistas estrangeiros em 2025 é resultado desse trabalho de divulgação no exterior. E isso tem reflexos no turismo no interior do estado, que também teve ótimo desempenho. Afinal, não existe capital forte com interior fraco”.
A diretora de marketing da TurisRIO, Ana Cazelato, apresentou as estratégias da entidade para promoção no exterior. “Investimos fortemente para estarmos nas principais feiras de turismo e em ativações, como por exemplo um roadshow que faremos pela América Latina, em locais como Bogotá, Medellin e Cidade do México, que são locais que ainda exploramos pouco. Vocês estão convidados a estarem presentes conosco em nossos estandes em muitos desses eventos”.
Representando a GL Events, o gerente comercial Riocentro e Farmasi Arena, Bernardo Iglesias, abordou a programação de eventos ao longo deste ano. “Temos uma significativa projeção de crescimento”, afirmou. Um dos destaques é o Riocentro, que teve 88 eventos em 2025, com 1,3 milhão de visitantes, e que conta com um hotel em seu complexo, o Lagune. Até 2027, o Riocentro deve receber oito congressos internacionais inéditos. Isso atrairá 48 mil participantes, sendo 55% estrangeiros, e injetará US$ 79 milhões na economia carioca”, comemorou.
Entre os eventos, destaque para a proposta diferenciada do Breakfast Weekend – oferecer para não-hóspedes a oportunidade de experimentarem os cafés da manhã dos hotéis da cidade. A terceira edição carioca acontece de 28 de março a 26 de abril e reunirá hotéis de diversas regiões da cidade. “Os estabelecimentos que participam conseguem 18% de aumento do faturamento médio durante o evento. Além disso, é a chance de apresentar seus serviços a um novo público, que poderá voltar para almoçar e, também, se hospedar”, explicou Carlos Galvão, CEO do Breakfast Weekend.






