unnamed 2026 01 14T173635.484 1 696x472 1
Notícias

Restaurante MEE participa de edição especial do Fukasawa y Amigos no Chile

O Copacabana Palace, A Belmond Hotel, participa de uma edição especial do ciclo Fukasawa y Amigos com o restaurante pan-asiático MEE, que será realizada no dia 15 de janeiro de 2026, em Santiago do Chile. A experiência reúne o chef Alberto Morisawa, do MEE, e o chef Marcos Baeza, do restaurante Fukasawa, em um jantar colaborativo que conecta Brasil e Chile a partir da cozinha japonesa contemporânea.

Para esta edição, o chef Alberto Morisawa viaja do Rio de Janeiro a Santiago para cozinhar ao lado de Marcos Baeza e de seus filhos, Lucas e Marcus Baeza, em um menu Omakase de oito tempos, concebido como uma experiência de intercâmbio e colaboração. As criações alternam assinaturas do MEE e do Fukasawa, refletindo as identidades de cada casa e suas interpretações autorais da técnica japonesa.

A experiência se inicia com o Sashimi Sakidori, um tataki especial de salmão, peixe branco e polvo, acompanhado de massago, ikura, molho Fuka XO, salicórnia e caviar chileno. Em seguida, o MEE apresenta o Bluefin Tuna Harumaki, preparado com atum bluefin envolto em massa de harumaki, ovas de tobiko, sriracha e tamago miso. O percurso segue com o Bacalhau Caviar, que combina bacalhau austral, rabanete e caviar chileno, e com o Yakitori Mix, trazendo wagyu com ouriço-do-mar e barriga de porco com pimenta ají cristal.

Na sequência, o Shake MEE apresenta salmão servido com butter sauce e kakiage, seguido pelo Mix Nigiri do Fukasawa, que reúne chutoro com shiso, sakana com piure, salmão spicy e enguia com ovo e katsuobushi. O sétimo tempo traz o Hong Kong Prawns, camarões salteados com nozes caramelizadas, antes da sobremesa, assinada pelo Fukasawa, que combina cremoso de gergelim, avelã e missô, encerrando a experiência com equilíbrio e elegância.

A harmonização que acompanha o jantar foi cuidadosamente selecionada e inclui o Azur Espumante Brut, do Vale do Limarí, seguido pelo Terrunyo Sauvignon Blanc 2024, do vinhedo Los Boldos, no Vale de Casablanca. A sequência apresenta ainda o Amelia Chardonnay 2024 e o Amelia Pinot Noir 2023, ambos do vinhedo Quebrada Seca, no Vale do Limarí, culminando com o emblemático Don Melchor 2022.

Créditos: Turis News

Leia também: