WhatsApp Image 2025 12 04 at 09.21.25
NotíciasAções Realizadas

Fórum dos Gerentes Gerais da Barra e Recreio, promovido pelo HotéisRIO, debate segurança, calendário de eventos e mobilidade para os hóspedes

Gerentes gerais dos hotéis de Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes se reuniram nesta quinta-feira, dia 4 de dezembro, no Hotel Grand Hyatt, para atualização sobre as ações de Segurança Pública na região. O encontro, promovido pelo HotéisRIO, teve como origem as demandas dos empreendimentos da região e foi coordenado por Alexandra Bueno, diretora do Grand Hyatt Rio de Janeiro.

O Coronel Antonio Ludogero, comandante do 31º BPM, apresentou um panorama sobre os índices de segurança na Barra e no Recreio. “Inauguramos em novembro a Sala de Monitoramento do 31° BPM, um apoio estratégico para a efetividade das ações de Segurança Pública. Em 10 anos, a população da região dobrou. Mesmo assim, os indicadores estão menores do que os registrados há uma década. A questão atual é que qualquer ocorrência ganha uma enorme visibilidade. Porém, é importante destacar a estabilidade crescente em relação à Segurança Pública na área.”

O comandante apresentou a nova modalidade de policiamento, as Tendas de Ostensividade, que serão inauguradas oficialmente no dia 17 de dezembro. Serão 14 pontos fixos de referência, além das ações que já são realizadas, como varredura nas principais ruas, moto-patrulhas e seis quadriciclos.

Alexandra Bueno comemorou: “São notórias as ações que dão sensação de segurança. Agradecemos o trabalho e estamos aqui para apoiá-los”.

A superintendente do HotéisRIO, Theresa Jansen, destacou a importância de que as recepções dos hotéis orientem seus hóspedes. “O Coronel Ludogero tem feito um excelente trabalho, sempre atendendo as demandas da hotelaria, sabedor das particularidades do nosso negócio em função da experiência do turista. Quero parabenizar a equipe e as ações que vem sendo implementadas com sucesso. E não podemos ignorar a abrangência da região, que inclui Barra, Recreio, Vargens e Itanhangá. Nós, que vendemos o destino, precisamos disso. Aqui é Mice, eventos, a economia pulsa, a sensação de segurança é fundamental”. Sobre o Réveillon, Jansen ressaltou que o evento gera um fluxo relevante, o que demanda uma atenção especial. “Serão 12 pontos de fogos promovidos pela hotelaria com o apoio da RIOTUR, nas coberturas dos hotéis, as festas indoor nos salões, que são uma particularidade desta região, além das celebrações que muitos condomínios realizam. Um ponto de atenção são as queimas irregulares que acontecem na praia”.

Na sequência, Alexandre Rodrigues, executivo do Lagune Barra Hotel, representando o Riocentro, apresentou o calendário de eventos previstos para realização no RioCentro em 2026. Theresa Jansen destacou ainda o impacto de eventos como Rio Oil & Gás, renomeado para ROG, e Rock in Rio, ambos em setembro.

Os gerentes gerais e diretores dos hotéis presentes compartilharam questões específicas das redondezas de cada empreendimento. O HotéisRIO possui um programa de interlocução com a prefeitura levando as demandas dos hotéis associados visando sua solução. Na região da Barra, 90% dos pleitos já foram solucionados.

Também integrou a pauta um balanço da Operação Shuttle, serviço com micro-ônibus que opera em trajetos pelos hotéis da região, proporcionando mobilidade aos hóspedes e integrando diversos pontos turísticos. A superintendente do HotéisRIO, Theresa Jansen, reconheceu o bom trabalho realizado pela Via Capi no atendimento as demandas dos hotéis.

Finalizando, o Natal na região está aquecido por meio da procura pelas ceias de Natal dos hotéis, um movimento que vem crescendo muito, alimentado pelos moradores no entorno, contribuindo para a mudança de percepção de que os hotéis são somente para hóspedes. Todos estão de portas abertas para que o público carioca usufrua de todos os serviços e segurança, tendo as melhores experiências.

Leia também: