Boletim Informativo

Procap (RJ) chega à Barra, Recreio e Barra do Piraí

O HotéisRIO realizou, no mês de agosto, em parceria com a ABIH-RJ, duas edições do Procap-RJ, seu Projeto de Capacitação de Operadores de Turismo e Agências de Viagens: entre os dias 7 e 9, em Barra do Piraí, no Vale do Café, e, de 24 a 27, na região da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.  

A iniciativa tem como objetivo convidar operadores de receptivos nacionais e internacionais, além de formadores de opinião, a conhecerem os atrativos turísticos e infraestrutura hoteleira de um município ou região, e, a partir daí, transformar a experiência desse grupo em estímulo para que essas localidades entrem em seus roteiros de viagem, considerando as peculiaridades de cada uma.  O projeto tem apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e TurisRio, além das prefeituras locais.

Em Barra do Piraí, o Procap teve o objetivo de fomentar o turismo e a economia da região do Vale do Café. Cerca de 10 operadores de receptivos nacionais e internacionais tiveram a oportunidade de conhecer as belezas naturais, infraestrutura hoteleira, comercial e do setor gastronômico.  Os convidados visitaram atrativos como o shopping IPITOWN, fazendas centenárias, Avião Metaverso, além de espaços gastronômicos como a Fazenda do Vale, que oferece a feijoada mais famosa da região, e a cervejaria Dupai, entre outros. 

A Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, primeiros a receber o Procap quando foi criado, em 2015, voltou para a agenda. Desta vez, trazendo profissionais de 16 empresas de São Paulo e Curitiba que concentram suas atividades no segmento MICE – Encontros, Incentivos, Conferências e Feiras – em pleno crescimento nesses destinos.  Eles participaram de uma verdadeira imersão nos atrativos turísticos e de negócios da região, além da infraestrutura de cerca de 15 estabelecimentos hoteleiros.  

Para Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, apresentar as regiões turísticas e sua infraestrutura a esses especialistas vai habilitá-los a colocar o Rio no roteiro dos viajantes de lazer e de negócios: “Uma das formas de desenvolvimento do nosso setor é a capacitação. E é justamente para apresentar todo esse potencial da região idealizamos o projeto Procap, que hoje inspira muitas iniciativas semelhantes pelo Brasil”, ressaltou Lopes.

 

Leia também: